segunda-feira, 20 de junho de 2011

Origem dos Plastos

      Supõe-se que os plastos tenham sido originados de cianobactérias,por endossimbiose. Divergiram em 3 linhagens, os sendo chamadas de: cloroplastos, estes encontrados nas algas verdes e plantas; rodoplastos, estes encontrados em algas vermelhas; e em cianelas, encontradas nas glaucófitas.
    Os plastos diferem em pigmentação e estrutura. Plastos complexos originam-se de endossimbiose secundária,quando um eucarionte e absorve uma alga vermelha ou verde, retendo o plasto da alga, que é tipicamente envolto por mais de duas membranas, e tem suas capacidade metabólica ou fotossintética limitada. Algas com plastos complexos derivados de endossimbiose secundária de algas vermelhas incluem os heterocontes, haptófitas, criptomônadas, e a maioria dos dinoflagelados (rodoplastos). Aqueles que fazem endossimbiose com alga verde são euglenóides e os cloraracniófitos (cloroplastos).
    Cleptoplastídeos são plastos capturados de uma alga que serve de alimento. Alguns dinoflagelados alimentam-se de algas, e utlizam-se dos plastos da alga digerida para realizar temporariamente fotossíntese; mas depois de algum tempo os plastos também são digeridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário